top of page
IMG_5849.JPG

JOANA oLIVEIRA

Portefólio
JoanaOliveira_Editorial.jpg

Sobre mim

O meu nome é Joana Oliveira.

Sou de Braga e sim costumo deixar a porta aberta... para novas experiências. Move-me a vontade de conhecer e de saber mais. Gosto de escrever, de fazer música, de gastronomia e até de canoagem. Não gosto de ficar parada. Penso que foi isto que me motivou a escolher o jornalismo. Há uma inquietação constante no jornalista de descobrir mais e de contar a próxima história. Um frenesim que termina nas últimas palavras escritas e que renasce em cada nova reportagem que é cozinhada. Sou fascinada por isso.

Ciências da Comunicação

A paixão pelo jornalismo foi uma constante na minha vida, mas apenas se assumiu como uma opção profissional no verão de 2020. Não hesitei em escolher o curso e ingressei nesse mesmo ano na Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho.  Foram três anos marcantes, em que tive a oportunidade de explorar o meu pulsar jornalístico. Desenvolvi ainda mais o pensamento crítico e explorei várias linguagens, da notícia à reportagem e da escrita à multimédia.

jo.jpg

Projeto Final:

Outros trabalhos:

barras-ComUM.png

Jornal ComUM

Entrei no ComUM (jornal online universitário) a meio do 1.º ano do curso com o único intuito de aprender e fazer coisas diferentes. Tinha muita vontade de saber o que é uma redação. Movia-me o querer contar histórias e não a possibilidade de um cargo. Era incapaz de pensar que ia ser convidada para ser editora da secção de Sociedade e mais tarde Diretora. No entanto, quando a oportunidade surgiu, soube que o ComUM tinha potencial para fazer mais e melhor. 

O podcast "Ligação Crítica"cujo single de abertura foi composto por mim, foi a primeira ideia a ser concretizada. O projeto "C Criativo" foi outra proposta que ganhou pernas, oferecendo uma oportunidade aos colaboradores de Multimédia de aliarem a atualidade à criatividade. A criação do Departamento de Recursos Humanos foi também uma ambição. Gerir uma equipa com cerca de 80 pessoas é impossível sem ter atenção às suas motivações, alegrias e receios.

Logo final podcast.jpeg

artigos:

Música

A música é uma parte indispensável da minha vida. Desde os nove anos que o pequeno estojo da flauta transversal me acompanha para todo lado. Já sonhei tocar em grandes orquestras e, por isso, ingressei em 2020 na Licenciatura em Música na Universidade do Minho. Durante quase ano e meio, o meu percurso universitário dividiu-se entre o Campus de Gualtar e o Edifício dos Congregados.

Conservatório Bonfim

Concluí o 8.º grau do Ensino Artístico Especializado com uma média final de 19 valores, no Conservatório Bonfim (Braga). Fiz parte do Ensemble de Méritos de Sopros, da Orquestra de Sopros e da Orquestra Sinfónica. Ocasionalmente fui convidada para colaborar com o Vox Luminis (coro de mérito) e com os Pequenos Querubis (ensemble de cordas). Tanto a solo como acompanhada, já atuei em vários locais como o Theatro Circo, Espaço Vitta, Auditório Nobre e Reitoria da Universidade do Minho, Cidade Desportiva SC Braga e o Altice Fórum Braga. 

Banda Musical de Calvos

Entrei com apenas 13 anos na Banda Musical de Calvos (Póvoa de Lanhoso) e atualmente sou Chefe de Naipe de flauta transversal. A Páscoa e os meses de verão fazem-se sempre de chapéu, gravata e instumento na mão. Desde outubro de 2022 que sou também Professora na Escola da banda. Com alunos entre os seis e os 18 anos, ensino Formação Musical e Flauta Transversal.

Performance literária "Ser mulher"

Cruzei caminhos com a atriz Cristina Silva no decorrer de uma reportagem para o ComUM. Entre telefonemas e cafés, o meu lado musical foi tema de conversa e o início de um espetáculo que ainda tem muita estrada para percorrer. Entre poemas e excertos de textos, melodias conhecidas e canções originais, construímos a performance literária "Ser Mulher". A primeira apresentação aconteceu a dezembro de 2022 na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, mas seguem-me mais momentos dentro e fora de Braga. 

Artur Oliveira,

Diretor Pedagógico da Escola da Banda Musical de Calvos

Enquanto diretor da escola pude conhecer e aferir o trabalho desenvolvido pela Prof. Joana Oliveira, através da observação de alunos seus em audições internas da escola e no desempenho em orquestra. 
Devo destacar que a personalidade afável da Professora Joana Oliveira é uma poderosa arma que utiliza com mestria para incrementar nos alunos o gosto pelo estudo, pois nota-se que a sua classe é extremamente motivada para a aprendizagem.
Para terminar, gostaria ainda de salientar que sempre teve uma relação honesta e cordial enquanto colega de trabalho, mostrando sempre uma enorme humildade e vontade de aprender mais.

Cristina Silva,

Atriz e Fundadora dos Pontos de Exclamação

Assinalo a criatividade da Joana, muito bem acompanhada pelo sentido de responsabilidade e admirável dedicação. A sua flexibilidade performativa e o seu rápido sentido de adaptação revelam propensão para enfrentar novos desafios profissionais a nível artístico e criativo. A nível pessoal, a Joana é uma pessoa empática, paciente e boa observadora, tem apurado sentido de justiça e uma visão realista da sociedade contemporânea.

Lara Freitas,

Editora de Crítica no ComUM

Trabalhar com a Joana foi uma experiência única e inspiradora. Como diretora do Jornal ComUM sempre se mostrou apta e motivada para fazer melhor e inovar. É uma ótima líder e amiga, e está sempre disposta a ouvir críticas construtivas para crescer. Além das suas habilidades interpessoais, rigor e organização não lhe faltam. Assertiva por natureza e extremamente trabalhadora, é um exemplo tanto a nível profissional como pessoal.
IMG_5858.JPG

Contacto

910535198

Email 

Morada

Esporões, Braga

bottom of page